Rosimere Carvalho do Amaral Delcin
A autora aborda em seu texto que a efervescência das informações, dos veículos tecnológicos rápidos, integrados e aliados à velocidade das mudanças nos desafiam a aprender continuamente, buscar novos conceitos, novas teorias e novos ambientes de aprendizagem.
Ela diz que a prática pedagógica ainda caminha à margem do avanço tecnológico e por isso a educação tem utilizado muito pouco os veículos disponíveis a serviço da construção do conhecimento e da formação das pessoas. Em seu texto ela diz que o computador e a internet são apenas veículos para a criação de um ambiente que conduza à aprendizagem, e com o uso da internet as experiências de aprendizagem ultrapassam o espaço físico da sala de aula.
A autora ainda afirma que as novas tecnologias digitais têm o potencial de oferecer novos olhares, novas formas de acessar a informação, novos estilos de pensar e raciocinar. Surgem novas maneiras de processar a construção do conhecimento e criar redes de saberes, que podem gerar novos ambientes de aprendizagem.
Ela ainda ressalta que a interação entre a educação e as novas tecnologias de comunicação e informação favorece a ação pedagógica colaborativa, professores e alunos construindo juntos novos mundos de significações. A autora frisa também que a utilização das novas tecnologias em processo de aprendizagem precisa ser feita com o apoio/auxílio do professor, pois aprender a aprender é a dinâmica atual, com foco no saber perguntar, no saber acessar informações e transformá-las em conhecimento.
Ela diz que a prática pedagógica ainda caminha à margem do avanço tecnológico e por isso a educação tem utilizado muito pouco os veículos disponíveis a serviço da construção do conhecimento e da formação das pessoas. Em seu texto ela diz que o computador e a internet são apenas veículos para a criação de um ambiente que conduza à aprendizagem, e com o uso da internet as experiências de aprendizagem ultrapassam o espaço físico da sala de aula.
A autora ainda afirma que as novas tecnologias digitais têm o potencial de oferecer novos olhares, novas formas de acessar a informação, novos estilos de pensar e raciocinar. Surgem novas maneiras de processar a construção do conhecimento e criar redes de saberes, que podem gerar novos ambientes de aprendizagem.
Ela ainda ressalta que a interação entre a educação e as novas tecnologias de comunicação e informação favorece a ação pedagógica colaborativa, professores e alunos construindo juntos novos mundos de significações. A autora frisa também que a utilização das novas tecnologias em processo de aprendizagem precisa ser feita com o apoio/auxílio do professor, pois aprender a aprender é a dinâmica atual, com foco no saber perguntar, no saber acessar informações e transformá-las em conhecimento.
O texto ficou bem resumido, mas manteve a ideia principal.
ResponderExcluirParabéns!!!
Continuem assim.