terça-feira, 8 de junho de 2010

O Rádio como Instrumento de Cidadania

O rádio pode ser usado no processo de ensino aprendizagem, visto que representa uma ferramenta rica em possibilidades pedagógicas e de grande abrangência. São inúmeras as propostas para utilizar o rádio como elemento integrado ao cotidiano escolar, pois seu uso possibilita à comunidade escolar planejar e realizar uma significativa atividade social.

Utilizar o rádio na escola como instrumento de cidadania, é buscar desenvolver nos sujeitos envolvidos, atitudes que possibilitem ações reflexivas e críticas, que permita a esses protagonistas do processo educacional identificar, selecionar, relacionar a partir da audição. Portanto, é possível também desenvolver capacidades e habilidades de expressão oral e escrita, por meio de propostas de elaboração, produção e realização de projetos para rádio na escola, como simulação de programas musicais, entrevistas, noticiários e outros.

O potencial educativo do rádio serve para complementar e aperfeiçoar o processo de ensino/aprendizagem, e também contribuir para uma educação interdisciplinar, quando a proposta lança mão das questões da vida cotidiana. Sobretudo, com o rádio na escola como eixo central da proposta metodológica será tema gerador de novos conhecimentos.

Nessa perspectiva, o uso do rádio na escola tem por finalidade, provocar análises por meio critérios objetivos - e a partir de um contato real com um meio de comunicação - em torno da grande quantidade de informações que recebemos diariamente. Todavia, o trabalho a ser desenvolvido deverá explicitar a carga de significação implícita nas mensagens transmitidas por ocasião da atividade de produção de sentidos construídos pelo ouvinte, visto que todo enunciado é produzido com dada intenção, e não possuem um discursso neutro.

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