segunda-feira, 28 de junho de 2010


AS PEDAGOGIAS DO “APRENDER A APRENDER” E ALGUMAS ILUSÕES DA ASSIM CHAMADA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO.

Neste texto, Newton Duarte fala sobre os métodos pedagógicos, e as referências utilizadas que é a da Escola Novista. Por meio de idéias de Perrenoud acredita que a educação precisa de uma revolução cultural. Passar de uma lógica de ensino para uma lógica cultural, em que o aprender a aprender passa a valer o aprender fazendo. Destaca que aprender a aprender pode ser mais desejável quando isso se adquire por meio de um indivíduo, do que realizar por si mesmo, nas quais está ausente a transmissão de conhecimentos e experiências. Assim o aprender sozinho contribuiria para o aumento da autonomia do indivíduo, enquanto que aprender como resultado de um processo de transmissão por outra pessoa não produziria a autonomia e, ao contrário, muitas vezes até seria um obstáculo para a mesma.

Para Newton é mais importante o aluno desenvolver um método de aquisição, elaboração, descoberta, construção de conhecimentos, do que aprender os conhecimentos que foram descobertos e elaborados por outras pessoas. E além de buscar por si mesmo o conhecimento e nesse processo construir seu método de conhecer, é preciso também que o motor desse processo seja uma necessidade inerente à própria atividade do aluno. Assim, para falar sobre algumas ilusões da sociedade do conhecimento é preciso primeiramente explicitar que a sociedade do conhecimento é por si mesma, uma ilusão que cumpre uma determinada função ideológica na sociedade capitalista contemporânea.

Newton também relata em sua análise cinco tipos de ilusões da sociedade do conhecimento, em que na primeira diz que o conhecimento nunca teve tão acessível e democratizado como hoje. A segunda é sobre a capacidade do individuo de lidar no seu cotidiano com situações singulares, e a terceira é que o conhecimento é uma construção subjetiva, e não uma apropriação da realidade e sim do pensamento. Então afirma na quarta ilusão que o conhecimento tem todo o mesmo valor, não havendo entre eles hierarquia quanto à sua qualidade ou quanto ao seu poder explicativo da realidade natural e social.

Para concluir, Duarte fecha suas idéias falando da quinta Ilusão da sociedade do pensamento que é o apelo à consciência dos indivíduos, seja através das palavras, seja através dos bons exemplos dados por outros indivíduos ou por comunidades assim constituem o caminho para a superação dos grandes problemas da humanidade, as diferenças culturais que resultam em guerras.

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